A preocupação com o futuro das próximas gerações é de interesse comum. Para isso surgiu o programa COGECOM ENDURANCE, um projeto inovador que tem como objetivo incentivar a educação criativa de crianças através de oficinas, capacitando-as para atuar em diversas áreas na sociedade.
O autoconhecimento é essencial para cada fase do desenvolvimento humano. Nesta fase, são trabalhados exercícios e inteligência emocional através de vivências para as crianças em diversos ambientes. O objetivo é desenvolver habilidades emocionais e competências de consciência/ percepção individual e coletiva.
Para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos, as oficinas trazem a perspectiva de sustentabilidade social e ambiental, com exercícios sobre direitos e deveres que os pequenos devem aprender. São feitos jogos criativos, atividades lúdicas e interativas.
Nesta fase inicia-se o incentivo ao empreendedorismo, com oficinas práticas sobre gestão de projetos, criatividade e educação financeira, valor do trabalho e economia criativa. Esses conhecimentos são fundamentais para uma visão mais ampliada do futuro!
O desafio empreendedor fecha o programa, trazendo uma prática com tudo que foi aprendido. Aqui, as crianças são desafiadas a planejar e executar os seus primeiros projetos na prática.
A iniciativa COGECOM ENDURANCE surgiu para transformar a educação de crianças entre 5 a 11 anos e prepará-las para as futuras gerações por intermédio de oficinas educativas itinerantes. Os pequenos são levados às instituições parceiras para aprender sobre finanças, empreendedorismo, cidadania, gestão da emoção e diversos outros aprendizados que a escola tradicional não traz. Com isso, os benefícios são para todos!
Vencedor do Prêmio da ONU de Jovem Embaixador Ambiental Global e Engenheiro Ambiental pela PUC-PR e pela INSA de Lyon, na França, Daniel foi consultor da ONU no desenvolvimento de formações para jovens líderes em países africanos. A partir deste know-how, desenvolveu e implementou programas educacionais na Suíça e no Brasil para mais de 6 mil crianças.