COGECOM – Cooperativa de Energia

Empresas inovadoras que são referência e você precisa acompanhar

Confira empresas que inovam e inspiram pelas suas práticas focadas em novas tendências e tecnologias

02.05.2023

Acompanhe a matéria:

Cada vez mais a inovação se torna necessária para as empresas. Atualmente, com a competitividade do mercado, é importante focar em estratégias que ajudem a posicionar sua marca e causar impacto positivo.

Uma maneira de buscar um planejamento para inovação é se inspirar em outros negócios. A gestora de projetos de inovação da Haze Shift, Ana Clara Del Monte, cita algumas empresas que podem servir de referência no assunto. Confira:

  1. Cibra: a empresa, que trabalha com fertilizantes e em 2022 ganhou o Prêmio Empresa Inovadora na categoria indústria, tem iniciativas interessantes relacionadas à tecnologia. Segundo Ana Clara, a que mais chama a atenção é o CibraCoin, cripto ativo ligado ao fertilizante, que é uma alternativa inteligente para agricultores, investidores e fabricantes para compor uma estratégia de investimento visando aumentar a lucratividade. Pioneira nessa iniciativa no país, a empresa se destaca por observar as tendências e movimentar a economia.
  2. Laura: é uma inteligência artificial que ajuda na gestão de saúde. Ana Clara comenta que a startup se destaca por toda a tecnologia envolvida no processo, por estar funcionando em conjunto com a operação da saúde e pelo auxílio fornecido à área.
    “Tudo que tange a negócios associados a inteligência artificial, tecnologia e a transformação digital tem sido muito bem reconhecido no mercado e inspira muito bem a inovação.”, diz Ana Clara.
  3. COGECOM: uma cooperativa de geração de energia compartilhada, a empresa conecta os interesses dos geradores de energia aos consumidores que buscam mais sustentabilidade e economia, tornando as energias renováveis mais acessíveis. Além disso, a COGECOM tem parceria de energia verde da Heineken. Ana Clara diz que a iniciativa tem ganhado destaque no mercado:
    “Não adianta ser inovador sem ser sustentável, até porque sustentabilidade também dita inovação. Por isso, acredito que a empresa, assim como as outras citadas, deve seguir de inspiração para outros negócios em relação a todas as práticas que vem aplicando.”

 

Como se inspirar em players e aplicar a inovação na sua empresa?

A profissional explica que as empresas podem utilizar algumas ferramentas para aplicar as referências e inspirações:

Realizar promoção de benchmarking com o mercado, fazer estudos de inteligência, acompanhar os ecossistemas de inovação, ter parcerias com a rede externa. Inclusive iniciativas de inovação aberta são um exemplo disso. Normalmente, em uma empresa, estamos numa bolha, em que existe um limite de conhecimento. É importante estourar a bolha, procurando contatos externos.
— Ana Clara Del Monte, gestora de projetos de inovação da Haze Shift
 

inovação aberta promove a colaboração com pessoas e organizações externas à empresa. Alguns exemplos são hackathons, parceria com universidades e parcerias com outras empresas para acessar a inovação que está acontecendo no resto do mercado.

Canais para descobrir empresas inovadoras e buscar inspiração

Com relação às formas de conhecer empresas inovadoras, Ana Paula comenta que grandes consultorias fazem relatórios mensais ou trimestrais sobre tendência de mercado, e acompanhando é possível entender tudo o que está em alta.

Além disso, participar de eventos e feiras pode trazer visibilidade para sua empresa e aprendizado de outras instituições. Um grande exemplo, é o Prêmio Empresa Inovadora.

Canais para descobrir empresas inovadoras e buscar inspiração

A iniciativa premia as empresas que mais se destacam no ecossistema de inovação. Mas também é uma boa opção para quem busca impulsionar a inovação no seu negócio. Isso porque o Prêmio também está aberto para negócios que ainda estão no processo de construir os seus cases.

A ferramenta de Diagnóstico de Inovação, que é o grande diferencial do Prêmio, é disponibilizada para todos os inscritos, e pode beneficiar as organizações que estão sofrendo com a falta de inovação e pensam em implementar uma nova cultura.

COOPERADO COGECOM!

a cogecom mudou de número
confira nosso WhatsApp.

Para melhorar seu atendimento, nosso canal de contato alterou para:

Atendimento:
(41) 3012-2616

Geração:
(41) 3012-2615

Até lá!

Tudo pronto — logo abaixo se encontra o link do Youtube para ativar a notificação e participar do evento quando ele começar.

Fale Conosco
Olá! Que bom ter você por aqui!

Nossos atendentes estão à disposição para atendê-lo com segurança e privacidade.