Head

Cogecom projeta crescer 40% até o fim do ano

Em 2024, a cooperativa paranaense fechou o período com 80% de crescimento sobre o ano anterior

A COGECOM apontou um crescimento de 20% no primeiro semestre deste ano, e pretende crescer outros 20% até o final de 2025. Em 2024, a cooperativa paranaense fechou o período com 80% sobre o ano anterior. 

A empresa tem, hoje, cerca de 60 mil cooperados em sua carteira e aponta que está perto de chegar a mil usinas parceiras. Seu presidente, Roberto Correa, afirma estar otimista com a GD, mas aponta que faltam ações governamentais para que o setor se desenvolva com todo o potencial que possui.

“A primeira das minhas sugestões seria a criação de legislações que permitam à tecnologia atuar de forma mais ágil. Por exemplo, se existisse uma lei que obrigasse as distribuidoras a disponibilizarem uma API para as principais empresas do mercado, isso traria uma agilidade muito maior para o setor”, diz Correa. 

Além disso, para ele, seria fundamental haver uma fiscalização mais rigorosa para garantir que as concessionárias cumpram o que está descrito na lei. “Muitas vezes, vemos as concessionárias descumprindo a legislação ano após ano, sem que sofram penalizações adequadas. Isso tem afastado investidores externos. Em 2024, já observamos uma redução nos novos investimentos em comparação a 2023. A tendência para 2025 é de um ano com menos investimentos no setor energético, especialmente na geração distribuída”.

Para Correa, isso se deve, em grande parte, às mudanças na política governamental, com o aumento dos impostos sobre a importação de placas solares, e à instabilidade econômica do país. 

Até lá!

Tudo pronto — logo abaixo se encontra o link do Youtube para ativar a notificação e participar do evento quando ele começar.