COGECOM – Cooperativa de Energia

INSPIRAR.
IMPULSIONAR.
INCLUIR.
TRANSFORMAR.

O Programa COGECOM ENDURANCE é um projeto social inovador, que tem como objetivo incentivar a transformação da vida de crianças de comunidades carentes por meio da educação criativa.

Utilizando-se de oficinas lúdicas, dinâmicas, jogos e brincadeiras, capacita os pequenos para atuar em diversas áreas na sociedade.

Tudo começa quando as crianças são envolvidas em uma viagem pelos mares do conhecimento.

Guiadas pelo Capitão Ventos e a Capitã Sardinha, as crianças aprendem a superar desafios, empreendendo novos sonhos através de atividades que envolvem finanças, cidadania, gestão da emoção, empatia, sustentabilidade, autoconhecimento, organização, criatividade e diversos outros aprendizados que a escola tradicional não traz.

Compreendendo o potencial de transformação social e em perfeita sinergia com os ideais da COGECOM, o Endurance é uma “Aventura Empreendedora”. É um momento em que as crianças embarcam em uma jornada lúdica, repleta de brincadeiras e tarefas especiais, criando projetos de impacto social e ganhando “superpoderes”.

2021

20

21

O programa COGECOM Endurance nasceu em 2021, em Curitiba/PR, aproximadamente 30 pequenos Marujos, filhos dos Colaboradores da COGECOM.

O resultado foi tão positivo, com tanto engajamento das crianças, que a cooperativa resolveu estender a oportunidade de mergulhar nesse mar de conhecimento a outras crianças, agora de comunidades vulneráveis do Brasil.

Expandimos a aventura para mais 30 crianças da comunidade Vila Torres, em parceria com a ONG Casinha de Pão.

Novos locais como o Jardim Botânico, a PUC-PR e a Aldeia Coworking no Shopping Estação aprimoraram a experiência. A dedicação destes Pequenos Marinheiros motivou a expansão do programa para mais um estado e novas ações.

20

22

2022

2023

20

23

No primeiro semestre de 2023, o COGECOM Endurance recebeu 30 novos Pequenos Velejadores da ONG COMBEMI para vivenciar o poder transformador do programa.

Nesta edição, as crianças participantes desbravaram lugares incríveis como a Marina de Itajaí, o Estaleiro OKEAN, a famosa Roda Gigante, o Aquário, o Parque Unipraias e o Barco Pirata de Balneário Camboriú.

No segundo semestre de 2023, abraçamos a missão de capacitar novos educadores para fazer parte do time e possibilitar que essas aventuras incríveis alcançassem muito mais crianças, criando o projeto Capitães Multiplicadores COGECOM Endurance.

Cogecom - Líder em geração compartilhada de energia do brasil

É dividindo que podemos multiplicar.

Diante da força do programa COGECOM Endurance para inspirar, capacitar, incluir e transformar vidas, visualizamos a necessidade e a oportunidade de ampliar seus horizontes e impactos positivos.

Para isso, no segundo semestre de 2023, abraçamos a missão de capacitar novos educadores para fazer parte do time e possibilitar que essas aventuras incríveis alcançassem muito mais crianças, criando o projeto Capitães Multiplicadores COGECOM Endurance.

Dessa forma, foram recrutados 11 educadores de três instituições sociais de Itajaí, que já trabalhavam com o propósito de melhorar o mundo através da educação. Eles aceitaram o desafio de se tornarem Capitães Multiplicadores do método COGECOM Endurance e começaram uma nova história junto com a gente.

Esses educadores das ONGs Instituto Sorrir, Parque Dom Bosco e Lar Padre Jacó receberam treinamento, materiais didáticos, figurinos, materiais cênicos e insumos, além de acompanhamento, assessoria e o suporte necessários da equipe do Endurance para liderar as novas aventuras.

Foram 80 horas de dinâmicas e atividades interativas, teóricas e práticas, exercícios de capacitação e empoderamento dos novos Multiplicadores do programa.

Nesse período, além de aprender, eles se divertiram muito, mergulharam nos principais temas das aventuras do Endurance e vivenciaram partilhas enriquecedoras entre si.

O sucesso do COGECOM Endurance Multiplicadores foi tão grande que, ainda no segundo semestre de 2023, entre agosto e dezembro, mais de 150 novos pequenos Marujos, em 6 turminhas, participaram do COGECOM Endurance.

Impulsionar crianças

a se tornarem

líderes transformadores.

Reforçar a criatividade e

o protagonismo infantil.

Fomentar o empreendedorismo

consciente.

COGECOM ENDURANCE
Edição Santa Catarina

A edição do COGECOM Endurance contou com a participação de crianças entre 6 e 7 anos de comunidades em situação de vulnerabilidade social das cidades de Itajaí e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Os encontros são itinerantes e ocorreram no The Ocean Race e Estaleiro OKEAN em Itajaí; além de Balneário Camboriú, ocupando o Oceanic Aquarium, Barco Pirata, Parque Interpraias e FG Big Wheel.

A didática do COGECOM Endurance desenvolve temas com muito respeito ao meio ambiente e ao próximo, como o autoconhecimento, percepção de mundo, sustentabilidade, educação financeira e gestão de projetos. O programa destaca que, além de empreendedores da própria história, as crianças são as protagonistas de suas ideias, construindo a consciência ética, social e ambiental. Esse é o legado que a COGECOM constrói, hoje.

Transformar
sonhos em realidade

As competências são trabalhadas em uma aventura empreendedora, na qual os participantes vão ganhando superpoderes a cada encontro, ao longo de uma jornada de aprendizagens, desenvolvimento projetos com impacto social.

COGECOM Endurance é mais uma ação COGECOM para transformar o mundo, hoje. E deixar um legado para as próximas gerações.

Daniel
Zardo

Cidadão global, co-fundador da ABIS Educação Transformadora, considerado líder em sustentabilidade pelo PNUMA (Programa da ONU para o Meio Ambiente) em 2010, recebendo o título de Jovem Embaixador Ambiental Global. Pós-graduado em Empreendedorismo e Negócios Sociais, Engenheiro Ambiental, cursou parte da graduação na França. Conhecedor do perfil da juventude global, esteve na Europa, Oriente Médio, Ásia e América, como representante da juventude brasileira em conferências da ONU em prol da educação e sustentabilidade. Daniel tem se especializado em inovação social, metodologias educacionais, economia criativa, desenvolvimento sustentável, negócios sociais, liderança transformadora, artes do mar. Entre 2012 e 2013, residiu em Genebra na Suíça, trabalhando como consultor da ONU na criação de programas em empreendedorismo para jovens líderes em países africanos. Foi vencedor do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável e do primeiro Startup Weekend Education de Curitiba, e é Fellow da Social Good Brasil.Hoje, exclusivamente na ABIS Educação Transformadora, trabalha na construção de seu ideal por um mundo mais justo e humano. Recentemente foi um dos jovens mundialmente selecionados para participar do The Economy of Francesco, (evento promovido pelo Papa Francisco em prol da promoção da nova economia) e para o YLAI – Young Leaders of the Americas Initiative (programa do Governo dos EUA para treinamento e fomento a jovens talentos e empreendimentos sociais na América Latina).

Até lá!

Tudo pronto — logo abaixo se encontra o link do Youtube para ativar a notificação e participar do evento quando ele começar.

Fale Conosco
Olá! Que bom ter você por aqui!

Nossos atendentes estão à disposição para atendê-lo com segurança e privacidade.