COGECOM – Cooperativa de Energia

Ainda com dúvidas de como funciona?

Abaixo algumas perguntas e respostas que podem esclarecer melhor. 

Além de contribuir com o meio ambiente, participando da cooperativa, você receberá desconto na tarifa de energia sem precisar fazer qualquer investimento.

Muito simples! Basta ser titular de unidade consumidora de energia do Grupo B, seja pessoa física ou jurídica, com consumo mínimo de R$1.000/mês.

Fatura de energia atualizada e completa em nome da pessoa jurídica ou física que se tornará cooperada COGECOM;

RG e CPF (ou CNH) do(s) representante(s) legal(ais);

Em alguns casos serão solicitados documentos complementares para comprovar o representante legal, tais como:

ATA que elegeu o síndico atual representante legal de condomínio;

Procuração.

Sua adesão será rápida, segura e 100% on-line, com o termo de adesão assinado digitalmente, sem você precisar se deslocar até a COGECOM.

Fique tranquilo! Não é preciso fazer nenhuma modificação nem aquisição. Todo o processo de injeção de créditos é feito utilizando a rede da própria concessionária, inclusive todo o apontamento referente ao consumo de energia na GD é feito pela concessionária.

Nós produzimos a energia a partir de fontes renováveis, injetamos na rede da concessionária que por sua vez distribui de acordo com o consumo entre as unidades consumidoras pertencentes a cooperativa.

Entrando na COGECOM você irá:

Pagar um valor menor pela sua energia;

Não será mais taxada pelas bandeiras tarifárias;

Ao invés de um boleto, no nosso modelo você terá dois (fatura concessionária + boleto COGECOM), o valor final será menor que no modelo em que você se encontra hoje;

Não há mudanças estruturais e nem fidelidade.

Isso é ótimo! De acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), você terá até 60 meses para utilizar o saldo de créditos, então eles serão revertidos em descontos nas suas próximas faturas.

De acordo com resolução da ANEEL de 2017, os créditos não podem ser transferidos. “Os créditos de energia alocados à unidade consumidora permanecem com seu titular, podendo ser transferidos apenas às unidades consumidoras desse mesmo titular (CPF/CNPJ), desde que elas sejam atendidas pela mesma distribuidora. Portanto, não há transferência dos créditos de energia para o novo titular da unidade consumidora com micro ou minigeração”.

Cooperados COGECOM tem até 20% de desconto nas tarifas de energia. Os descontos variam mensalmente pela sazonalidade de geração das usinas, principalmente causadas pelo clima. Outra vantagem é que nossos cooperados não sofrem aumentos devido às alterações de bandeiras tarifárias. Com a COGECOM, o custo da energia injetada é fixo.

Cooperados COGECOM tem a segurança de continuarem conectados ao sistema da atual distribuidora de energia. Todo o processo de injeção de créditos é feito através da concessionária e é ela também a responsável por calcular, recolher os tributos e repassar aos órgãos pertinentes. Todo o apontamento é feito na sua fatura da concessionária, assim você continuará a receber as faturas da concessionária, porém com os valores referentes somente aos tributos e consumo mínimo e demais valores que não sejam de energia.

Sim e é muito importante não deixar de pagar a fatura da concessionária pois todo o fornecimento é feito através dela. Na fatura será incluso os valores correspondentes à tributos, consumo mínimo e demais taxas.

O boleto COGECOM é emitido após a aplicação do desconto sobre o consumo compensado apontado pela concessionária na fatura, ou seja, este boleto é referente a energia consumida da cooperativa.

Cooperados COGECOM receberão mensalmente em seu e-mail a fatura da concessionária, o boleto referente aos créditos de energia inseridos em sua(s) UC(s) e um estudo detalhando o faturamento e a economia aplicada.

Sua empresa não corre risco de ficar sem energia, você continua sendo atendido e recebendo a energia final da concessionária local, porém sem a compensação de desconto. Atente-se de estar com os pagamentos em dia, para manter o crédito de energia da COGECOM e o desconto integral.

A nossa Cooperativa foi fundada com o intuito de unir várias Unidades Consumidores com o mesmo interesse de economizar, contribuindo com o meio ambiente ao consumir energia renovável. Nossa cooperativa não gera lucros e, consequentemente, não gera prejuízos.
Sendo assim, quando o cooperado entra em nosso modelo de negócio, ele tem responsabilidade apenas com a integralização da quota e da energia que consumir.

Conforme estatuto, o cooperado COGECOM tem direto ao consumo de parte do excedente em energia produzido pela usina da cooperativa, este % é calculado com base no seu consumo mensal.

A única e total responsabilidade do cooperado COGECOM, é o reembolso a cooperativa referente aos créditos de energia injetados em sua fatura e também aos saldos quando houver.

Não. Para entrar na Cooperativa COGECOM o único custo que você tem é a integralização da quota-parte, isso por se tratar de uma cooperativa. O valor da quota-parte é de R$5,00, mas ele não é cobrado e sim descontado no primeiro mês de compensação. Caso você queira sair por algum motivo, este valor é devolvido a você no ato da anulação da adesão.

Cooperados COGECOM não tem fidelidade alguma ao aderir a cooperativa.

De acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os créditos enviados têm um prazo de até 60 meses para serem utilizados.

Desta forma você deve apenas comunicar sua saída da cooperativa com 60 dias de antecedência. Esse período é necessário por conta do prazo da distribuidora para adequação no rateio dos créditos de energia entre os cooperados. E caso haja crédito remanescente, esses serão aplicados à sua unidade consumidora.

Por ser ato cooperativo a COGECOM é isenta de emitir nota fiscal. O AJUSTE SINIEF 2/2015 Micro e minigerador ficam dispensado de se inscrever no cadastro de contribuintes do ICMS, bem como de emitir os documentos fiscais concernentes a essa operação. O boleto COGECOM pago pelo cooperado é vinculado ao seu respectivo CPF/CNPJ no momento de informar à Receita Federal sobre o faturamento da Cooperativa, ou seja, ele é complementar a fatura emitida pela concessionária.

A COGECOM atua no gerenciamento da energia produzida de modo a assegurar que você tenha uma economia média satisfatória.

Da mesma forma que existe variação no consumo de energia ao longo dos meses, também existe uma variação na produção de energia das usinas, isso porque trabalhamos com geração renovável e dependemos das condições climáticas, assim, em alguns meses pode acontecer das usinas produzirem mais ou menos energia do que o previsto.

A COGECOM realiza um processo de análise e otimização (com base no histórico de consumo) para definir qual percentual da energia gerada vai para cada cooperado. Acompanhamos os resultados e, caso seja necessário, alteramos os percentuais. A gestão dos créditos é feita para entregar a maior economia para cada um dos nossos cooperados.

A entrega da energia é responsabilidade da concessionária local, então o contato seria diretamente com ela. Caso isso ocorra, a COGECOM também está disponível para ajudar e tirar dúvidas.