Simule
Imagem de biomassa

Você sabia que, a produção de energia através da Biomassa é tendência no mundo?

20 de maio de 2020

compartilhe

Você sabe qual é a fonte de energia por meio da intervenção humana mais usada no Brasil? Caso tenha respondido biomassa, acertou.
Caso não, saiba que utilização da biomassa na produção energética vem crescendo significativamente nos últimos anos, e é uma tendência não apenas em território brasileiro, mas em todo o mundo.

Os benefícios proporcionados pelo uso desse tipo de energia são diversos, a começar pela matéria-prima necessária para a sua produção e os processos envolvidos que, além de minimizar impactos ambientais, proporcionam diversas vantagens que serão apresentados a seguir.

No que consiste a bioenergia?

A produção de energia de biomassa pode ter como matéria-prima a cana de açúcar e o milho, além de esterco animal, resíduos de madeira de reflorestamento e resíduos da produção agrícola, como por exemplo: Palha; Trigo; Casca de Coco; Bagaço de cana; Espigas; E até lixo orgânico urbano,

Justamente por ser uma alternativa sustentável de substituição aos combustíveis fósseis, responsáveis por diversos problemas ambientais como o aquecimento global, chuva ácida, poluição da atmosfera e contaminação das águas, que a energia de biomassa tem cada vez mais utilizada.

Na prática, os cerca de 38% de cana-de-açúcar transformados em bagaço na produção de etanol, por exemplo, são uma biomassa que pode ser utilizada nas indústrias para a produção de vapor de baixa pressão, sem provocar impactos ao meio ambiente.

Bioenergia no Brasil

Os dados mais atualizados sobre o uso da energia de biomassa no Brasil, divulgados em fevereiro de 2020 pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), apontaram que em 2019 a matriz energética do Brasil utilizou 43,5% de biomassa, sendo responsável por 8,2% da energia elétrica consumida no país, um número expressivo. Para este ano, a expectativa de crescimento é de 19%, segundo relatório divulgado pela US Energy Information.

Esses dados comprovam que a produção de energia de biomassa tende a crescer cada vez mais nos próximos anos, por ser uma opção limpa, originada de fontes renováveis, que não impacta o meio ambiente nem a saúde das pessoas e animais.

Benefícios da biomassa

Algumas das principais vantagens da biomassa e que têm contribuído para que se torne uma tendência em todo o mundo diz respeito justamente à possibilidade de uso dos resíduos agrícolas.

Com isso, é possível solucionar o problema dos resíduos gerados no campo, que costumam ser responsáveis por queimadas ou proliferação de ervas daninhas ou pragas, processos maléficos para o meio ambiente e responsáveis pelo aquecimento global. Além disso, as cinzas ou os dejetos da biodigestão são fertilizantes que podem retornar ao campo.

Pode-se destacar também como aspecto positivo da biomassa a capacidade de produção de energia de forma previsível e sob demanda, diferente das demais, que dependem de questões como condições de tempo. Este é o caso das hidrelétricas.

Não menos importante está a possibilidade de emissão zero de carbono, visto que a queima da biomassa devolve à atmosfera o gás carbônico retido. Esse fator associado aos processos de cogeração e eficiência energética geram um perfeito equilíbrio.

Sobre a COGECOM

Caso você busque alternativas sustentáveis que possam contribuir para a redução da sua conta de energia, temos a solução.

Unimos empresas com esses interesses em comum e, como resultado, proporcionamos mais economia e energia limpa e sustentável no seu estabelecimento. Saiba como se tornar um cooperado e economize na fatura de energia da sua empresa.

Gostou?
Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de todas as tendências, inovações, tecnologias que estão nascendo no mundo da ENERGIA.
Clique aqui!

Cogecom
A energia de quem pensa!