Simule

O impacto da transformação digital no setor de ENERGIA

9 de julho de 2020

compartilhe

A transformação digital está a todo vapor, atingindo diversos segmentos do mercado. Como exemplo mais popular, podemos citar a educação, tanto básica, como superior. Quem nunca recebeu uma proposta para cursar uma graduação à distância, a partir da digitalização de conteúdos e de aulas de professores?

O fato é que a transformação digital também chegou ao setor de energia, impactando suas operações, infraestrutura e rotina. Gostaria de saber mais? Continue a leitura.

Transformação digital e o setor de energia

Antes de tudo, cabe destacar que a transformação digital impactou o setor de energia em dois sentidos. O primeiro será abordado neste tópico. O segundo, no posterior.

Então, o desenvolvimento tecnológico, bem como a digitalização de processos ou operações no âmbito da sociedade, no sentido geral, demandou maior necessidade de energia, impactando esse setor. Certamente, sem uma fonte de energia, as tecnologias não funcionam.

Como exemplo podemos destacar as próprias máquinas que são responsáveis, em boa medida, pela transformação digital, como são os casos das datas centers. São tecnologias que solicitam um alto consumo de energia não apenas para se manter funcionando, mas também para garantir a refrigeração ideal no local onde elas estão inseridas.

Em conclusão, nesse sentido, a transformação digital impactou significativamente o nível de produção de energia no setor responsável por essa operação.

Transformação digital no setor de energia

Em relação ao segundo sentido, podemos dizer que a transformação digital contribuiu para o desenvolvimento do setor de energia, uma vez que otimizou processos de forma sistemática e elevou os níveis de eficiência e produção. Isso sem deixar de considerar o fator economia.

Com o objetivo de que entenda melhor os impactos da transformação digital no setor de energia, buscamos apresentar, a seguir, os principais:

Economia de recursos humanos

A criação de softwares ou sistemas de gestão voltados para o setor de energia pode fazer com que as empresas desse segmento economizassem com recursos humanos.

Digitalização de processos e redução de erros

Outro impacto que podemos destacar é a redução de erros de processos que são praticados no âmbito do setor de energia. Isso se deu devido à digitalização deles.

O que vem a sua mente quando falamos em Com a digitalização dos processos, houve não apenas redução de erros, mas também a economização. Com uma menor quantidade de erros, a empresa que atua no setor de energia tem menor prejuízo.

Uso da computação em nuvem

Muitas empresas do setor de energia migraram para a nuvem, com o objetivo de tornar suas operações mais ágeis, bem como para se modernizarem, considerando que essa estratégia é uma tendência mundial.

A partir dessa estratégia, pode-se reduzir custos, bem como otimizar as operações de uma maneira geral, como a tomada de decisão, algo que é fundamental no âmbito de uma empresa.

Como se pode visualizar, a transformação digital impactou significativamente o setor de energia e segue transformando, otimizando processos e elevando os níveis de eficiência e produtividade. Nesse contexto, cabe dizer, as energias renováveis têm se destacado.

Gostou?
Acesse nossas redes sociais e conta pra nós, como está sendo o impacto digital na sua empresa?

Instagram: @cogecom
Facebook: https://www.facebook.com/cogecomenergia/
LinkedIN: cogecom

Até a próxima 🙂