Simule

Energia Solar e Eólica movem fusca com sucata por estudante.

29 de julho de 2021

compartilhe

Oyeyiola, passou um ano adaptando os materiais doados por amigos e familiares no veículo sustentável, para mover com energia solar e eólica ao mesmo tempo.

Ele teve esta ideia após se conscientizar mais sobre as emissões de dióxido de carbono e seus malefícios. Seu projeto pessoal visa mudar o mundo e deixar um legado para futuras gerações.

O carro é equipado com um GPS que ajuda a monitorar seu funcionamento, sendo que o painel solar fica no topo do Fusca, enquanto a turbina eólica fica no capô.

Fusca Movido a energia solar e eólica
Fusca Movido a energia solar e eólica

O diretor do departamento de Engenharia Física da Universidade de McMaster, Dr. John Preston, disse que nunca viu nada parecido engenhoca de Oyeyiola, que também vem com um aplicativo de GPS que monitora a saúde do carro.

“Se você pudesse encontrar uma maneira de usar tanto a eólica e a solar no mesmo veículo, que seria uma coisa maravilhosa. Usando a eólica e a solar significa que você não tem que dirigir apenas durante o dia. Se ele figurou uma maneira de fazê-lo, isso seria bastante notável.”

Dr. John Preston

Preston explica que a energia gerada vem pois o ar flui pela grade, enquanto o carro está em movimento, transformando rotores da turbina que carregam a bateria na parte de trás do carro. Um detalhe é que ele construiu um forte sistema de suspensão para lidar com o peso da própria bateria.

Nem tudo é perfeito…

A bateria por exemplo, leva de quatro a cinco horas para carregar, mas Oyeyiola diz que está trabalhando nisso. O maior desafio (além de encontrar os melhores materiais) foram as pessoas dizendo que ele estava perdendo tempo.

O estudante não liga e afirma que quer criar carros a energia solar e energia eólica que se aproveitam do clima quente e ensolarado da Nigéria.

“Quero manter, meu carro e melhorar ele, até que se torne carro do futuro da Nigéria.”

Como usar energia eólica e solar sem instalar nada:

O sistema da COGECOM é pioneiro e inovador. Injeta energia gerada por usinas renováveis das mais diversas fontes, garantindo ao consumidor economias de 7% – 20% dependendo do estabelecimento.

Veja como funciona na imagem a abaixo:

SIstema COGECOM

Sem custo de adesão, o estabelecimento participa da geração remota de energia em usinas menores de energia renovável, que são repassados a concessionária, gerando créditos de energia pagando de 10 – 20% menos na fatura.

Você pode saber se seu estabelecimento se enquadra para Geração Distribuída clicando aqui.

Entre em contato e lhe ajudaremos gratuitamente a saber qual alternativa é melhor para seu negócio.