Simule

Energia limpa na ponta dos dedos? Sim é possível!

16 de julho de 2021

compartilhe

Capaz de gerar energia limpa pelo suor e pela pressão dos dedos, o acessório pode ser enrolado como um curativo funciona até mesmo quando o usuário está dormindo ou sentado no sofá.

Nos Estados Unidos, engenheiros da Universidade da Califórnia desenvolveram um dispositivo para ser usado nas pontas dos dedos para que pequenas quantidades de eletricidade sejam geradas quando pressionados ou em contato com o suor.

É algo simples e extremamente prático no dia a dia pois pode ser enrolado como um curativo.

Para os pesquisadores, a tecnologia é um grande avanço para a ciência, por ser capaz de aproveitar a energia do corpo mesmo quando a pessoa está dormindo ou sentada assistindo suas séries favoritas.

“Ao contrário de outros dispositivos movidos a suor, este não requer exercícios, nenhuma entrada física do usuário para ser útil”.

Lu Yin, PhD em nanoengenharia.

O acessório é composto de um acolchoamento de eletrodos com espuma de carbono que com a associação de enzimas desencadeiam reações químicas entre o sal e as moléculas de oxigênio do suor, gerando a eletricidade.

Energia limpa na ponta dos dedos!

Embaixo, há um chip movido a piezoeletricidade (mesmo principio dos violões elétricos), com a capacidade de gerar tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica. Gerando energia limpa a partir de atividades comuns do nosso dia a dia, desde digitar, quanto trocar de canal ou quem sabe tocar algum instrumento.

“Imaginamos que isso pode ser usado em qualquer atividade diária que envolva toque. Coisas que uma pessoa normalmente faria de qualquer maneira no trabalho ou em casa.”

Joseph Wang, professor de nanoengenharia.

Nossos dedos são capazes de produzir de 100 a mil vezes mais suor do que a maioria das outras áreas do corpo, por essa razão o dispositivo obtém a maior parte de sua energia através do suor produzido nas pontas dos dedos, que transpira o tempo todo.

MAS FUNCIONA?

No teste preliminar, os cientistas fizeram uma pessoa usar o dispositivo enquanto fazia atividades sedentárias e os resultados foram que com 10 horas de sono, foi gerado energia limpa o suficiente para alimentar um relógio de pulso por um dia inteiro.

Fonte: Jacobs School Enginnering

SAIBA COMO GERAR ENERGIA LIMPA NA PONTA DOS DEDOS:

Você usar seus dedos e com apenas um click aqui, contratar energia para seu estabelecimento.
Sem custo de adesão, o estabelecimento participa da geração remota de energia em usinas menores de energia limpa, que são repassados a concessionária, gerando créditos de energia pagando de 10 – 20% menos na fatura.

Sistema de energia limpa COGECOM

Você pode saber se seu estabelecimento se enquadra para Geração Distribuída clicando aqui.

Entre em contato e lhe ajudaremos gratuitamente a saber qual alternativa é melhor para seu negócio.