Simule
usina de biodigestor

Como a usina de biodigestão produz energia limpa? Confira o que ela faz!

8 de outubro de 2020

compartilhe

Sabemos que energia limpa é toda energia produzida a partir de uma fonte renovável, isto é, disponível na natureza e não poluente e na COGECOM, uma das fontes que utilizamos para gerar energia limpa provém da usina de biodigestão.

Você sabe como funciona uma usina de biodigestão e como ela produz energia limpa? Para explicar como é o processo de geração de eletricidade a partir de rejeitos, nós vamos falar pra você como funciona esse projeto na COGECOM, a energia que alimenta o seu negócio está nascendo.

Confira a seguir o que a usina de biodigestão faz!

Dos rejeitos ao BIODIGESTOR

A usina de biodigestão que está sendo construída é o local em que produtos que poderiam estar contaminando o meio ambiente são transformados em matérias-primas para produzir fertilizantes, energia e, pasmem vocês, até gás carbônico (CO2) para abater suínos em uma usina que fica ao lado.

Após a conclusão da obra, 110 toneladas de rejeitos entrarão em uma moega e, a partir deste momento, haverá produção de energia limpa para o seu negócio.

Os resíduos que ficam armazenados em um prédio passam por um duto e entram no biodigestor. Para mostrar como funciona o sistema por dentro, primeiramente eu apresento a sala na qual os rejeitos que vieram de forma pastosa vão ser introduzidos no biodigestor.

Nesta sala, existem bombas, válvulas, medidores e sequenciadores, além de um CLP (Controlador Lógico Programável) que controla o processo de forma que a pressão, a temperatura e a aeração sejam contínuas. Desse modo, é possível obter um gás de qualidade para alimentar os geradores.

Por dentro do BIODIGESTOR

Antes de entrar no biodigestor para mostrar como a mágica acontece, devo esclarecer que isso só é possível porque o projeto está em obra, uma vez que se trata de um processo contínuo que não para nunca.

O biodigestor é um ambiente hermeticamente fechado, onde toda aquela biomassa que estava presente no líquido pastoso que entrou pela tubulação vai alimentar o processo. É aí que a biomassa é digerida por bactérias anaeróbicas (que vivem na ausência de oxigênio) que transformam isso tudo em gás.

Por fim, o gás que foi produzido no biodigestor é levado até o local onde será construída uma estação de filtragem. Aí, ele será separado do gás carbônico (CO2) e do gás sulfídrico (H2S), e passará por equipamentos de filtragem que vão prepará-lo para entrar nos geradores, os quais produzem a energia da nossa cooperativa e que vai alimentar em breve o seu negócio.

Como obter energia limpa para o seu negócio

Se você deseja reduzir a fatura de energia do seu negócio e, ainda por cima, investir em uma solução sustentável, a Cogecom pode te ajudar. A produção de energia limpa ocorre em pequenas centrais, de onde sai a eletricidade que irá alimentar a sua empresa.

Além da usina de biodigestão, utilizamos ainda outras fontes renováveis para a produção de energia limpa, como vento (parque eólico), água (usina hidráulica) e materiais orgânicos (usina termoelétrica de biomassa).

Agora que você conhece o processo de funcionamento da usina de biodigestão, saiba como se tornar um cooperado e economize na fatura de energia da sua empresa de forma sustentável!

Nós seguimos produzindo energia limpa e renovável para sua empresa, faça parte da COGECOM e ecomize você também

FALE COM UM DE NOSSOS REPRESENTANTES

(41) 3017-0016
(41) 99147-0310
[email protected]

Cogecom
A energia de quem pensa!