Simule

Bicicleta gera energia com pedaladas!

2 de setembro de 2021

compartilhe

Bicicleta Elétrica, Ideia nem tão nova, mas muito interessante.

A empresa Schaeffler apresentou ao mundo o modelo Free Drive de bicicletas, que dispensa as correntes que ligam os pedais à roda. As pedaladas geram energia, que é armazenada em um gerador que a transmite ao motor elétrico – a energia dos pedais é convertida em elétrica e depois novamente em movimento.

Uma novidade interessante é que o motor também pode ser recarregado na tomada, como uma bicicleta elétrica, porém a ideia é que a Free Drive seja um veículo que exija um certo grau de esforço físico.

A ideia é promover o máximo de flexibilidade para diversos percursos, sem encarecer a conta de energia.

Diferente das E- bikes (bicicletas elétricas), o propulsor da Free Drive pode ser abastecido durante a viagem. Toda a energia é armazenada e utilizada de acordo com a necessidade e o interesse do usuário, podendo ser bastante útil em uma longa ladeira, por exemplo.

O conceito lembra um modelo de motor FLEX, porém abastecido de energia e a força física das pedaladas.

O motor possui 250W e dissipa até 5% da energia produzida nos pedais. Ainda não é tão potente como as bicicletas elétricas de 350W encontradas no mercado brasileiro, mas a ideia promete abrir um novo nicho para o mercado de bicicletas.

Ainda não temos novidades sobre o mercado brasileiro, mas é no mínimo interessante, não é?

E aí, o que você achou da Bicicleta Elétrica?

Siga a gente nas redes sociais para mais notícias como essa, clicando aqui.