Simule

Alternativas a instalação de placas solares, existem?

7 de junho de 2021

compartilhe

Muito se fala em instalação de placas solares, mas isso é realmente efetivo?
Hoje vamos mostrar algumas desvantagens da energia solar, apenas com o intuito de informar para evitar que seu negócio compre gato por lebre.

A energia solar funciona muito bem, se tratando de Brasil, nas regiões norte e nordeste onde a incidência de sol é maior do que nas demais regiões, onde a verdadeira geração acontece no período das 11:00h as 13:00h.
Portanto o investimento pode ser alto demais sem gerar a carga necessária para seu empreendimento.

Desvantagens da energia solar:

A primeira desvantagem é o custo alto que a tecnologia possui, principalmente nas placas fotovoltaicas, que contam com um nível mais avançado de complexidade. Com o tempo esse valor deve baixar e a tecnologia evoluir. Porém ainda não é o caso.

O armazenamento das placas solares é ainda pouco eficiente, isso também deve mudar, mas por enquanto, esse baixo aproveitamento reduz o custo-benefício em equipamentos de energia solar.

A elevada dependência climática para geração de energia, pode ser um problema. A impossibilidade de utilizar a energia solar em qualquer região, como sul e sudeste e algumas áreas do centro-oeste.

No geral, especialistas em fontes de energia ainda afirmam que o uso da energia solar é positivo. Alguns de seus problemas com certeza serão diminuídos ao longo do tempo.

Mas existe uma alternativa para as regiões menos favorecidas de incidência solar?

Sim, existe. O sistema de geração distribuída é a alternativa mais viável para esses casos.

O sistema de geração distribuida funciona da seguinte maneira:

Sem custo de adesão, o estabelecimento participa da geração remota de energia em usinas menores de energia renovável, que são repassados a concessionária, gerando créditos de energia pagando de 10 – 20% menos na fatura.

Você pode saber se seu estabelecimento se enquadra para Geração Distribuída clicando aqui.

Entre em contato e lhe ajudaremos gratuitamente a saber qual alternativa é melhor para seu negócio.