COGECOM – Cooperativa de Energia

TEMOS ENERGIA ATÉ

20%* MAIS BARATA

PARA VOCÊ:

*variação conforme a região

Limpa, segura e sustentável.

Temos energia
até 20%* mais barata
para você:

*variação conforme a região

Limpa, segura e sustentável.

Aderindo à COGECOM,
você paga menos na fatura
de energia elétrica mensal.

Impulsionamos a geração e o consumo
de energias renováveis há mais de 6 anos!

Reunimos centenas de usinas que geram energia limpa, a partir de fontes renováveis como hídrica, solar, eólica, de biomassa térmica e biodigestor.

Estamos presentes em mais de 8 estados, e nossos números não param de crescer, graças à credibilidade dos nossos serviços e à qualidade do nosso atendimento.

Cada vez mais pessoas vêm pra COGECOM. Só falta você!

Como funciona
a cooperativa de geração
de energia compartilhada

Nós geramos energia em nossas usinas, a qual é posteriormente enviada para a rede da sua concessionária de energia elétrica. Essa energia é então distribuída aos nossos cooperados de acordo com uma divisão estabelecida pela cooperativa.

A maneira como essa distribuição é refletida em sua fatura é através da compensação de créditos de energia injetada. Isso significa que a concessionária deduz o valor correspondente a essa compensação, indicando que o montante deve ser reembolsado à cooperativa COGECOM.

Com base nas informações apresentadas em sua fatura pela concessionária, a COGECOM aplica o desconto na tarifa conforme a sua adesão ao programa de compensação de energia.

Cogecom - Lider em geração compartilhada de energia do brasil

Geramos energia limpa e entregamos
na sua casa ou empresa.

Sem instalações adicionais. Adesão 100% online.

Por ser um dos setores que mais cresce atualmente, a energia verde representa inovação e sustentabilidade para consumidores residenciais e empresariais.

A COGECOM foi a primeira cooperativa a compartilhar energia renovável no Brasil e, hoje, é a maior no segmento, oferecendo a segurança que você precisa para evoluir sua forma de consumir energia.

Nosso trabalho é conectar usinas de energia limpa, concessionárias e consumidores, distribuindo os créditos de pequenas centrais elétricas para pessoas como você, tornando seu acesso à energia mais barato e ecológico.

Vantagens de fazer parte
da cooperativa

Economia

a energia renovável é mais barata.

Sustentabilidade

a energia renovável não agride o meio ambiente.

Segurança

temos mais de 5 anos de atuação no mercado.

Tranquilidade

unimos centenas de pequenas centrais elétricas

Credibilidade

estamos em 8 estados
e em constante ampliação.

Transparência

todos nossos processos
são transparentes.todos nossos processos
são transparentes.

Preservação

nossas usinas têm o mínimo
impacto no meio ambiente.

Atendimento

temos uma equipe comercial
que esclarece todas
as suas dúvidas, por WhatsApp,
site, e-mail ou telefone.

Como aderir
à COGECOM

Aderir a nossa cooperativa de geração de energia compartilhada é muito fácil.

1

Basta preencher o formulário abaixo e enviar seu consumo de energia, para que nossa equipe conheça seu perfil de consumo.

2

Vamos analisar sua média de consumo e fazer uma proposta de fornecimento de energia, que poderá ter variações conforme o estado onde sua empresa está instalada, seu perfil de consumo e a existência de usinas de energia renovável na sua região.

3

Aceitando a nossa proposta, você receberá o contrato por e-mail. Após sua assinatura digital, sua empresa já passará a ser mais um cooperado COGECOM, usufruindo das vantagens de fazer parte da cooperativa.

4

Como você observou nos passos anteriores, não haverá necessidade de instalações adicionais ou alterações na estrutura elétrica da sua empresa, pois o processo junto a sua concessionária é apenas burocrático.

5

Você continuará recebendo a fatura da concessionária, que cobrará da sua empresa apenas as taxas e tributos referentes à legislação. O boleto do seu consumo mensal, você passará a receber da COGECOM, com o valor reduzido.

Vem com a gente construir
um mundo mais sustentável.

Escolha energia renovável COGECOM.

Cadastre-se agora
e conte com energia renovável na sua
unidade consumidora

FAQ

Perguntas Frequentes

Para tornar-se cooperado COGECOM e ter mais economia na sua conta de luz é muito simples! Basta ser titular da unidade consumidora de energia do Grupo B, seja pessoa física ou jurídica, com consumo mínimo de 300 kWh.

  • Fatura de energia atualizada e completa em nome da pessoa jurídica ou física que se tornará cooperada COGECOM;
  • RG e CPF (ou CNH) do(s) representante(s) legal(ais);
  • Em alguns casos serão solicitados documentos complementares para comprovar o representante legal, tais como:
  • ATA que elegeu o síndico atual representante legal de condomínio;
  • Procuração.

A adesão acontece de forma rápida, segura e 100% on-line. Após envio dos seus dados para a nossa equipe comercial e o aceite da proposta pela parte do futuro cooperado, o termo de adesão é assinado digitalmente, sem você precisar se deslocar até a COGECOM, cartórios ou tabelionatos.

Não é necessário fazer modificações, nem aquisições específicas.

Todo o processo de injeção de créditos é feito utilizando a rede da própria concessionária que já lhe fornece energia. Inclusive, todo o apontamento referente ao consumo de energia após sua adesão à COGECOM continuará sendo feito pela sua concessionária.

As usinas parceiras COGECOM geram energia a partir de fontes renováveis, injetando essa energia na rede da concessionária que, por sua vez, a distribui de acordo com o consumo das unidades consumidoras pertencentes a cooperativa.

Por se tratar de uma cooperativa, de acordo com a legislação brasileira, é cobrado um valor simbólico de R$ 5,00 no primeiro mês de compensação de energia. Esta cobrança se refere a integralização da cota-parte.

Caso você queira deixar de ser cooperante, este valor será devolvido no ato da anulação da adesão.

Além de contribuir com o meio ambiente incentivando a produção de energia limpa, participando da cooperativa, você receberá desconto na tarifa de energia, sem fazer qualquer investimento adicional.

Entrando na COGECOM você irá:

  • Pagar um valor menor pela sua energia;
  • Não será mais taxada pelas bandeiras tarifárias;
  • Ao invés de um boleto, no nosso modelo você terá dois (fatura concessionária + boleto COGECOM), o valor final será menor que no modelo em que você se encontra hoje;
  • Não há mudanças estruturais e nem fidelidade.

De acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), você terá até 60 meses para utilizar o saldo de créditos. Então, estes serão revertidos em descontos nas suas próximas faturas.

De acordo com resolução da ANEEL de 2017, os créditos não podem ser transferidos. “Os créditos de energia alocados à unidade consumidora permanecem com seu titular, podendo ser transferidos apenas às unidades consumidoras desse mesmo titular (CPF/CNPJ), desde que elas sejam atendidas pela mesma distribuidora. Portanto, não há transferência dos créditos de energia para o novo titular da unidade consumidora com micro ou minigeração”.

O desconto para o cooperado COGECOM é sobre a tarifa de energia, sem impostos, praticada pela concessionária. Este desconto na tarifa gera uma economia no custo final referente ao consumo.

Nossas fontes de geração de energia são renováveis: água, sol, vento. Com isso, as condições climáticas podem causar certa instabilidade na quantidade de energia gerada, fazendo com que a economia mensal eventualmente sofra variações. Contudo, o desconto aplicado sempre será o acordado em sua proposta de adesão.

Cooperados COGECOM têm a segurança de continuarem conectados ao sistema das suas atuais distribuidoras de energia.

Todo o processo de injeção de créditos é feito através delas, que também são responsáveis por calcular, recolher os tributos e repassar aos órgãos competentes. Todo o apontamento é feito na sua fatura da concessionária, de forma transparente.

Dessa forma, você continuará a receber as faturas da concessionária. Porém, com os valores referentes aos tributos legais, ao consumo mínimo e demais valores que não sejam referentes ao consumo de energia.

Sim! É muito importante não deixar de pagar a fatura da concessionária, pois o seu fornecimento de energia é feito através dela. Nessa fatura serão inclusos os valores correspondentes aos tributos, consumo mínimo e demais taxas.

Todo o processo de compensação de créditos de energia é feito pela concessionária, que aponta na fatura o que foi consumido da cooperativa. A COGECOM precisa acessar a fatura para realizar o faturamento de acordo com as informações apontadas pela concessionária. Esta informação é utilizada para realizar o faturamento da energia compensada

Cooperados COGECOM receberão em seu e-mail e via WhatsApp:

– a fatura da concessionária mensalmente;

– o boleto referente aos créditos de energia inseridos em sua(s) UC(s)

– o estudo detalhando o faturamento e a economia de acordo com o desconto aplicado.

O boleto COGECOM é emitido após a aplicação do desconto sobre o consumo compensado apontado pela concessionária na fatura. Ou seja, é referente a energia consumida da cooperativa no mês.

Salientamos que, mesmo sendo cooperado COGECOM, sua unidade consumidora continua sendo atendida e recebendo a energia da concessionária local.

Caso haja atraso no pagamento do nosso boleto, sua UC apenas perderá o direito ao desconto de cooperado, conforme descrito em contrato.

Atente-se para estar sempre com os pagamentos em dia, para manter seu crédito de energia da COGECOM e o desconto integral.

A nossa Cooperativa foi fundada com o intuito de unir várias Unidades Consumidoras com interesse de economizar, contribuindo com o meio ambiente ao consumir energia renovável. Nossa cooperativa não gera lucros e, consequentemente, não gera prejuízos.
Sendo assim, quando o cooperado entra em nosso modelo de negócio, ele tem a responsabilidade apenas com a integralização da quota-parte e da energia que consumir.

Conforme estatuto, o cooperado COGECOM tem direto ao consumo de parte do excedente em energia produzido pela usina parceira da cooperativa, este percentual é calculado com base no seu consumo mensal.

O cooperado necessita, apenas, realizar o pagamento do seu boleto COGECOM todo mês, como forma de reembolso à cooperativa referente aos créditos de energia injetados em sua UC e também aos saldos, quando houver.

Cooperados COGECOM não têm contrato de fidelidade ao aderir a cooperativa.

Porém, a saída da COGECOM não é imediata.

Por questões legais, somos obrigados a cumprir a regulamentação imposta pela ANEEL para o setor.

Essa regulamentação estipula o prazo de até 60 dias para as concessionárias atenderem a solicitação de exclusão da UC do sistema de compensação de créditos.

Datas de leitura próximas ao pedido de cancelamento ampliam este prazo para até 90 dias.

Assim, a saída da COGECOM pode ocorrer a qualquer momento. Porém, não o exime titular de realizar os pagamentos pelo consumo da energia anterior ao cancelamento e durante o período de transição.

COGECOM atua no gerenciamento da energia produzida de modo a assegurar que você tenha uma economia média satisfatória.

Da mesma forma que existe variação no consumo de energia ao longo dos meses, também existe uma variação na produção de energia das usinas, isso porque trabalhamos com geração renovável e dependemos das condições climáticas, assim, em alguns meses pode acontecer das usinas produzirem mais ou menos energia do que o previsto.

A entrega da energia na sua UC continua sendo de responsabilidade da concessionária local. Dessa forma, o contato é sempre diretamente com ela. Caso isso ocorra, a equipe COGECOM também está disponível para ajudar e esclarecer dúvidas.

Até lá!

Tudo pronto — logo abaixo se encontra o link do Youtube para ativar a notificação e participar do evento quando ele começar.

Programa de Benefícios

1.1 O Clube dos 5 é um programa exclusivo de benefícios para integradores de energia solar, devidamente cadastrados como parceiros indicadores de usinas geradoras de energia renovável à COGECOM.

2.1 O integrador participará automaticamente dos Clube dos 5 e terá sua classificação conforme ranqueamento, a partir da quantidade de geração de negócios. Sendo essa classificação diretamente proporcional à quantidade de MW contratados nas usinas indicadas.

2.2 Para fins de ranqueamento e premiação, será considerado o somatório de potência instalada (MW) das usinas indicadas em contratos, em sua totalidade.

2.3 Para que a indicação seja considerada válida, o contrato com a usina deve estar formalizado juridicamente junto à COGECOM, no período mínimo de 6 meses, salvo casos em que a usina já esteja em operação no momento da formalização do contrato.

3.1 Abrangência nacional.

4.1 O Clube dos 5 contempla vencedores por ranqueamento (1°, 2° e 3° colocados) em MW, a contar a partir da data definida como início da campanha.

4.2 O ranqueamento dos integradores será realizado pelo Setor Comercial, representado por seu gestor Rafael Fontes.

4.3 No fim do prazo da campanha, os integradores participantes serão comunicados sobre os vencedores por e-mail e whatsapp.

4.4 Os integrantes vencedores serão contactados pelo Setor Comercial COGECOM para agendamento da entrega dos benefícios.

5.1 O ranqueamento será computado durante o período da campanha, em potência instalada (em MW), estando zerado e reiniciado ao seu término.

6.1 Campanha 1 – válida de 22/08/22 a 22/08/23.

7.1 O Clube dos 5 contempla os seguintes níveis de premiação:

Prata: 3° lugar no ranqueamento acima de 5 MW no período da campanha. Prêmio: Voucher de viagem no valor de R$ 4.000,00.

Ouro: 2° lugar no ranqueamento acima de 5 MW no período da campanha. Prêmio: Voucher de viagem no valor de R$ 8.000,00.

Platinum: 1° lugar no ranqueamento acima de 5 MW no período da campanha. Prêmio: Voucher de viagem no valor de R$ 12.000,00.

8.1 O Programa de Benefícios Clube dos 5 tem este documento como regulamento e a COGECOM poderá alterá-lo, de maneira incontestável, a qualquer momento, pelo Setor Comercial.

8.2 A COGECOM reserva-se no direito de incluir ou alterar as formas de ranqueamento e bonificações, em conformidade com as promoções e critérios estabelecidos pela demanda de metas alcançadas.

8.3 Qualquer tipo de alteração no regulamento estará disponível aos participantes do Clube de benefícios, nesta página.

8.4 A COGECOM é a única e exclusiva responsável pela organização, pontuação e classificação dos participantes do programa.

8.5 É de responsabilidade do integrador fornecer à COGECOM todas as informações que se fizerem necessárias da usina indicada, para a formalização e fechamento da proposta comercial.

8.6 O cancelamento da participação, ainda que de forma imotivada pela COGECOM, não gerará às partes qualquer tipo de indenização ou custo.

8.7 Sua participação no Clube dos 5 autoriza a COGECOM a utilizar, para fins administrativos, de marketing e de divulgação, imagens e informações diretamente relacionadas ao programa, respeitando a privacidade e confidencialidade.

Fale Conosco
Olá! Que bom ter você por aqui!

Nossos atendentes estão à disposição para atendê-lo com segurança e privacidade.