&

COGECOM e Solfácil,
juntas levando energia limpa
e renovável para você.

Economize até 20%* na sua conta de luz.

*Variação conforme a região

FAÇA SUA SIMULAÇÃO AGORA!

Economia para o seu cliente








Geramos energia limpa e entregamos
na sua casa ou empresa.

Sem instalações adicionais. Adesão 100% online. Simples e sem complicação.

1° PASSO

Você preenche o formulário acima para se tornar um cooperado.

2° PASSO

Assina o Termo de Adesão, se tornando um cooperado COGECOM.

3° PASSO

Recebe energia renovável em sua residência ou empresa.

+
350
MILHÕES
de kWh
gerados
+
405

MW

de potência
instalada
+
28
MIL
toneladas
de CO2
neutralizadas
+ 30.000 Unidades Consumidoras em 8 estados

Mais de
25 MILHÕES
em economia
aos cooperados.

Aderindo à COGECOM,
você paga menos na fatura
de energia elétrica mensal.

Impulsionamos a geração e o consumo
de energias renováveis há mais de 6 anos!

Reunimos centenas de usinas que geram energia limpa, a partir de fontes renováveis como hídrica, solar, eólica, de biomassa térmica e biodigestor.

Estamos presentes em mais de 8 estados e nossos números não param de crescer, graças à credibilidade dos nossos serviços e à qualidade do nosso atendimento.

Cada vez mais pessoas vêm pra COGECOM. Só falta você!

Cogecom - Líder em geração compartilhada de energia do brasil

Economia

A energia renovável é mais barata.

Sustentabilidade

Nossas usinas têm o mínimo impacto no meio ambiente.

Segurança

A COGECOM é a primeira cooperativa de Geração Distribuída do Brasil, acumulando muita experiência na gestão de créditos de energia em geração compartilhada.

Inovação tecnológica

Tecnologia própria desenvolvida para a gestão de créditos, garantindo eficiência e transparência em todo o processo.

Não envolve investimentos

Sem alteração da infraestrutura do imóvel.

Constante ampliação

A COGECOM está presente em 8 estados e segue ampliando sua presença.

Credibilidade

Hoje são mais de 30.000 unidades consumidoras cooperadas COGECOM, um número que cresce a cada dia.

Atendimento exclusivo

Temos uma equipe comercial
que esclarece todas
as suas dúvidas, por WhatsApp,
site, e-mail ou telefone.

Faça parte da COGECOM!
Adesão 100% digital.
Fácil. Rápida. Segura.

Por ser um dos setores que mais cresce atualmente, a energia verde representa inovação e sustentabilidade para consumidores residenciais e empresariais.

FAQ

Perguntas Frequentes.

Muito simples! Basta ser titular de unidade consumidora de energia do Grupo B, seja pessoa física ou jurídica, com consumo mínimo de 300 kWh mês.

Fatura de energia atualizada e completa;
• RG e CPF (ou CNH) do(s) representante(s) legal(ais);
• Em alguns casos, serão solicitados documentos
complementares para comprovar o representante legal, tais
como:
– ATA que elegeu o síndico atual, representante legal de
condomínio;
– Procuração.

Sua adesão será rápida, segura e 100% on-line, com o termo de adesão assinado digitalmente, sem você precisar se deslocar até a COGECOM.

Não é necessário fazer nenhuma modificação, nem aquisição. Todo o processo de injeção de créditos é feito utilizando a rede da própria concessionária, inclusive todo o apontamento referente ao consumo de energia na GD é feito pela concessionária.

Nós produzimos a energia a partir de fontes renováveis, injetamos na rede da concessionária que, por sua vez, distribui entre as unidades consumidoras pertencentes a cooperativa,
de acordo com o consumo de cada uma.

A COGECOM atua no gerenciamento da energia produzida de modo a assegurar que você tenha uma economia média satisfatória.
Da mesma forma que existe variação no consumo de energia ao longo dos meses, também existe uma variação na produção de energia das usinas. Isso porque trabalhamos com geração renovável e dependemos das condições climáticas. Assim, em alguns meses pode acontecer das usinas produzirem mais ou menos energia do que o previsto.

A entrega da energia é responsabilidade da concessionária local. Então, o contato será sempre diretamente com ela. Caso isso ocorra, a COGECOM também está disponível para ajudar e esclarecer dúvidas.

O desconto para o cooperado COGECOM é sobre a tarifa cobrada pela energia (consumo), sem impostos, praticada pela concessionária. Este desconto na tarifa gera uma economia no custo final da energia consumida. Nossas fontes de geração de energia são renováveis, como o sol, o vento e a água. Com isso, as condições climáticas podem causar certa instabilidade na quantidade de energia gerada, fazendo com que a economia mensal possa sofrer variações, contudo o desconto aplicado sempre será o acordado em sua proposta de adesão.

• Você vai pagar um valor menor pela energia consumida.
• Não será mais taxado por bandeiras tarifárias.
• Ao invés de um boleto apenas da concessionária, no nosso modelo, você terá dois boletos a pagar no mês: a fatura concessionária com tributos + boleto COGECOM referente ao seu consumo, sendo que o valor total será menor que no modelo em que você se encontra hoje.
• Não há mudanças estruturais e nem fidelidade.

Cooperados COGECOM receberão mensalmente em seu e-mail e via WhatsApp a fatura da concessionária, o boleto referente aos créditos de energia inseridos em sua(s) UC(s), juntamente com o estudo detalhando o faturamento e a economia de acordo com o desconto aplicado.

Cooperados COGECOM têm a segurança de continuarem conectados ao sistema da atual distribuidora de energia.
Todo o processo de injeção de créditos é feito através da concessionária, e é ela também a responsável por calcular, recolher os tributos e repassar aos órgãos pertinentes.
Todo o apontamento é feito na sua fatura. Assim, você continuará a receber as faturas da concessionária, porém com os valores referentes somente aos tributos, consumo mínimo, taxas e energia não compensada pela cooperativa.

Sim. É muito importante não deixar de pagar a fatura da concessionária, pois todo o fornecimento é feito através dela.
Como esclarecido em questão anterior, o boleto da concessionária consta as cobranças dos tributos, consumo mínimo, taxas e energia não compensada pela cooperativa.

Por se tratar de uma cooperativa, é preciso a integralização da cota-parte. Essa integralização tem um valor simbólico de R$ 5,00, cobrado no primeiro mês de compensação e, caso você queira sair por algum motivo, este valor é devolvido no ato da anulação da adesão.

Cooperados COGECOM não têm fidelidade ao aderir a cooperativa. Porém, sua saída da COGECOM não é imediata. Por questões legais, somos obrigados a cumprir ritos impostos pela ANEEL, os quais fixam prazos de até 60 dias para as concessionárias atenderem nossas solicitações. Datas de leitura próximas ao seu pedido ampliam este prazo para até 90 dias. Sua saída da COGECOM pode ocorrer a qualquer momento, porém não o exime de pagar pelo consumo da energia consumida antes e durante o período de transição.

Todo o processo de compensação de créditos de energia é feito pela concessionária, que aponta na fatura o que foi consumido da cooperativa. A COGECOM precisa acessar a fatura para realizar o faturamento de acordo com as informações apontadas pela concessionária. Esta informação é utilizada para realizar o faturamento da energia compensada.

De acordo com resolução da ANEEL de 2017, os créditos não podem ser transferidos. “Os créditos de energia alocados à unidade consumidora permanecem com seu titular, podendo ser transferidos apenas às unidades consumidoras desse mesmo titular (CPF/CNPJ), desde que elas sejam atendidas pela mesma distribuidora. Portanto, não há transferência dos créditos de energia para o novo titular da unidade consumidora com micro ou minigeração”.

Além de contribuir com o meio ambiente, participando da cooperativa, você receberá desconto na tarifa de energia sem precisar fazer qualquer investimento.

O boleto COGECOM é emitido após a aplicação do desconto sobre o consumo compensado apontado pela concessionária na fatura, ou seja, este boleto é referente a energia consumida da cooperativa.

Isso é ótimo! De acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), você terá até 60 meses para utilizar o saldo de créditos, então eles serão revertidos em descontos nas suas próximas faturas.

A nossa Cooperativa foi fundada com o intuito de unir várias unidades consumidoras com o mesmo interesse de economizar, contribuindo com o meio ambiente ao consumir energia renovável. Nossa cooperativa não gera lucros e, consequentemente, não gera prejuízos. Sendo assim, quando o cooperado entra em nosso modelo de negócio, ele tem responsabilidade apenas com a integralização da quota e da energia que consumir. Conforme estatuto, o cooperado COGECOM tem direto ao consumo de parte do excedente em energia produzido pela usina da cooperativa, este percentual é calculado com base no seu consumo mensal. A única e total responsabilidade do cooperado COGECOM é o reembolso à cooperativa referente aos créditos de energia injetados em sua fatura e também aos saldos quando houver.

Até lá!

Tudo pronto — logo abaixo se encontra o link do Youtube para ativar a notificação e participar do evento quando ele começar.

Fale Conosco
Olá! Que bom ter você por aqui!

Nossos atendentes estão à disposição para atendê-lo com segurança e privacidade.